O Gerador Dan Brown
d.C. 2009/4
Carlos Irineu da Costa in Improbabilidades, aqui dentro, livros

… que, pela Fórmula Dan Brown (“featuring Langdon”, que vai acabar virando franquia, como 007, Mickey Mouse, Drácula ‘by Stockler’ - preciso contar isso outra hora -, Sherlock etc - personagens de valor comercial maior do que o antigo conceito de “criação”) … pela Fórmula ser bem sucedida como é, o Dan Brown Generator nunca vai ser um Gerador de Improbabilidade Infinita: é mais um Gerador de Remixes.

Enquanto “The Lost Symbol of the Guardians of the Scroll of the Elders of Zion and the Temple of Solomon” não sai aqui, vai o link para o Gerador, que me assusta um pouco porque em breve o mercado editorial americano vai achar que é uma boa idéia fazer geradores mesmo.

E eu levei um tempo para achar o livro que leva isso a sério: brilhante, engraçado e deprimente para quem pensa que é, em grande parte, uma “realidade ampliada” da indústria editorial, hoje. É do José Luis Saorín, espanhol, e o motivo pelo qual levei um tempo para achar o livro foi o título muito equivocado (de que serve um título do qual ninguém consegue se lembrar?) de “A Curiosa História do Editor Partido ao Meio na Era dos Robôs Escritores” !! Bolas, em espanhol o livro se chama, de forma igualmente brilhante, “Fusiones, Confusiones, Infusiones” - qual a lógica (editorial, que seja, mas lógica de mercado) em não traduzir isso como “Fusões, Confusões, Infusões”?

(Ouço uma “voz editorial ficcional interna” dizendo que perde força, que não tem foco de mercado, que não diz o que é o livro: funciona lá fora por que os espanhóis são mais inteligentes? E, se não funciona aqui, o que alguém consegue entender de um título que é paródia de um livro do Italo Calvino (!!) e que mistura “robôs escritores” com a paródia e, aí sim, não dá para ‘posicionar’ mais o livro no mercado? Desperdício de um livro brilhante, há quem ainda fique triste com isso.)

BTW, há outros geradores mais engraçados e mais sofisticados (como programa) pela web. Se alguém achar o link do antigo gerador de discursos políticos (em inglês) ou do gerador de textos de filosofia, mandem para cá (pelos comentários, por enquanto), eu gostaria de publicar.

http://www.slate.com/id/2228327/

Article originally appeared on Doppelgänger (http://www.doppelganger.com.br/).
See website for complete article licensing information.