Imagens & Tópicos
Das internas
« | Main | Playboy: o Real e as mulheres hiperreais »
Segunda-feira
ago032009

Firefox – Vampiro de RAM

acho que todo mundo gosta do Firefox, em grande parte porque ele nos livrou do Internet Explorer – que até melhorou desde "a época", porque passou a ter concorrência –, em grande parte porque, com o modelo aberto (Jobs: dica: "aberto", tipo "outros) de plug-ins, foram desenvolvidas algumas coisas úteis, legais, bacanas, piradas, altamente genéricas ou completamente específicas – se você precisa fazer algo com um browser, Firefox provavelmente tem um plug-in para isso.

usamos e vimos que era bom.

então veio o Opera. continuo achando o browser mais bem pensado do mundo, mas a cada nova versão eles resolvem bugs da anterior e criam vários novos. há coisas que simplesmente não rodam (como o site do meu banco), então desisti do Opera até ele se mostrar viável novamente.

claro, sempre houve o Safari, para os Seguidores do Jobs. o Safari foi inicialmente portado para PCs muito porcamente. já melhorou (ó, concorrência...), mas é um browser estranho no PC onde ele não faz nada melhor que ninguém. não entendo por que o Safari existe no ecossistema de um PC. funciona muito bem no iPhone e estou feliz com ele por lá.

e aí veio Chrome. já retomo.

Firefox, como todos sabem, permite que você abra muitas janelas. e guarde sessões e reabra as sessões depois. algumas vezes, quando estou metido em duas pesquisas sobre um tema qualquer e ainda tenho minhas tabs normais de trabalho abertas, acabo com três janelas de Firefox e 30 e poucas tabs. (parece que chamam "tabs" de "guias" por aqui, mas alguém ainda tem que convencer meu lado Tradutor de que isso é minimamente sensato – claro que também usam "printar" e "atachar", mas isso é outro post...)

o que é ótimo. com um único problema: até a versão 3.0.x (não atualizei para a 3.5 ainda) o programa é um vampiro de memória. ele gosta, ele drena, ele quer mais.

devo dizer também que ele nem sempre é gentil o bastante para devolver a memória que ele usa. se o sol nascer e a máquina hibernar, na volta só piora. mesmo com os 3GB de RAM que XP / Vista de 32 bits permitem, alguma hora a coisa vai ficar feia.

abrir uma ou mais "guias" (onde está meu cão-guia ou meu guia de alpinismo?) de YouTube no Firefox é suicídio: aquela memória realmente some e talvez o sistema leve 15 minutos para "dar por si" depois de sua quinta ou sexta hibernação. talvez nunca mais volte. reconheço que é simplista reclamar do Firefox em si quando o assunto é hibernação – XP tem muita culpa em qualquer assunto que diga respeito a alocação de memória. mas vamos dizer que ele "não ajuda".

agora há pouco eu estava como Cooliris aberto. para quem não conhece, recomendo: é a forma mais elegante e bacana e bodosa de ver fotos no browser. acho que Jobs criou um também, mas não sei quem roubou de quem nesse universo elegante de corporações gentis e sempre éticas.

o Cooliris foi fechado, porque eu estava reclamando dos 600 e poucos MB que o Firefox estava ocupando e, quando fiz isso, liberei 300 MB. "sua milhagem pode variar", como se diria em tupiniquim, mas o Cooiris é caro em termos de RAM.

o que fiz em seguida foi passar todas as janelas que tinha no Firefox – muito poucas hoje, apenas 8 – para o Chrome, o relativamente novo browser da Google World Domination Inc.

por questões de religião, eu gostaria muito de não me tornar Seguidor do Chrome, mas, apesar da esperteza de dividir o processo em vários sub-processos (o que me dá alguma esperança que o Processo-Mor consiga liberar RAM quando uma guia de turismo for fechada), tenho que admitir que o Chrome gastou apenas 150 MB de RAM para fazer o que o Firefox fazia em 350 MB.

isso não é um teste sério, isso não é um benchmark; isso só foi escrito porque não é a primeira vez que fico irritado com o comportamento "All Your RAM Are Belong To Us" – me passa sua RAM, playboy! – do Firefox. e talvez o Chrome seja uma alternativa, então deixo indicado.

Bob Charles, Califórnia, julho quase agosto de 2009

References (1)

References allow you to track sources for this article, as well as articles that were written in response to this article.
  • Response
    Superb Website, Continue the very good job. Appreciate it.

Reader Comments

There are no comments for this journal entry. To create a new comment, use the form below.

PostPost a New Comment

Enter your information below to add a new comment.

My response is on my own website »
Author Email (optional):
Author URL (optional):
Post:
 
Some HTML allowed: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>