Imagens & Tópicos
Das internas
« Jardins : Loteria : Biblioteca : Babel + Babilônia = A Forma | Main | a distância infernalmente tranquila entre nós [poesia] »
Sexta-feira
mai202011

amantes + hotel (em construção)

o texto começa assim:

“nos encontramos num quarto de hotel. amantes, velhos amigos; almas geminadas em outra encarnação (eu era escravo numa fazenda da Georgia, ela era branca; morri enforcado).

nos conhecemos pela internet. somos casados. nunca nos encontramos.

fazemos de conta que nos conhecemos pela internet porque somos casados: um com o outro, mas isso seria tão óbvio depois de um tempo que resolvemos nos tornar amantes. e se ela for minha esposa de fato se passando por outra, por mail, para me seduzir de novo? ou sou eu quem está fazendo isso?

e, sim: contamos (a respeito do caso) um para o outro agora - e estragamos a surpresa - ou decidimos ser infiéis quando nos encontrarmos, finalmente, no hotel em Praga, e então descobrirmos que o outro somos nós mesmos?

só nos conhecemos pela internet mas fazemos de conta que somos casados porque torna tudo mais simples, inclusive o imposto de renda. vamos nos encontrar no hotel, em Praga, Budapeste ou, talvez, Fortaleza. 

iremos falar da vida, das coisas que não temos tempo para dizer porque o tempo corre mais que todos, o tempo nos deixa longe de nós mesmos; iremos falar do que o tempo nos roubou, como amantes não teremos pressa não teremos as contas e a empregada e as compras e uma casa e duas empresas.

nunca estive com ela pessoalmente. convivo todos os dias. todos os dias convivo pessoalmente com alguém que não conheço. não conheço alguém com quem os dias convivem.

na escrita os lugares são muito permutáveis e é permitida uma ambiguidade enorme: eu, escritor, mudo aqui o que quero, e posso até sobrepor os hotéis de Paris, Nova Iorque, São Paulo - são um hotel só onde as imagens-personagens sobrepostas da esposa & amante & amiga vão ser, também, uma coisa-pessoa só, que vai chegar no quarto (não sei qual o dia, contudo; nós marcamos na agenda da casa?) e o que eu escrever a partir daqui transcorrerá. 

[cont.]

References (1)

References allow you to track sources for this article, as well as articles that were written in response to this article.
  • Response
    Response: indexer
    Superb page, Carry on the excellent job. Thanks.

Reader Comments (3)

Palavras sempre seduzem. Já tive vontade de beijar a tela, mais de uma vez, com mais de uma pessoa, qdo a mensagem me chegou límpida, pura, com uma sinceridade quase chocante, difícil de dizer pessoalmente com a voz engasgada. Escrever um email, por menos literário q seja o ato, faz com q pensemos, com q escolhamos o vocábulo certo pra contar a história exata do q sentimos, q quer impressionar o outro, distante, q não pode se impressionar com nossos gestos, a fala, o medo, a alegria ou o brilho no olhar. Transformar essa emoção num...conto (conto? quase página de um diário, talvez), jogar com as nuances dessas relações da forma produtiva q vc faz...é, vc faz. :o)

d.C. 2011/4 | Unregistered CommenterAna Lúcia

Obrigado, mesmo - a todos vocês, não só a Ana.
Eu sei que vocês são amigas(os), agradeço sempre o tempo que têm para ler meu site e fico feliz com algumas coisas que me dizem, aqui ou por mail; mas, poxa, assim fico encabulado. :o)
O que eu digo do lado de cá, sinceramente, é que tenho procurado melhorar. Assim como tem aqueles textos em que digo "olha, não está muito bom mais vai assim mesmo", nos dois ou três últimos devo dizer "é, acho que deu certo". Claro que a próxima coisa pensada é: "tá, e agora, como é que eu junto tudo e tento fazer algo realmente bom?".
A Forma, sempre A Forma. Alguém vai notar alguma hora que A Forma não diz respeito de fato à forma, mas sim a essa transformação de emoções de que falou a Ana, mas acho que falei bastante sobre isso no primeiro esboço de um ensaio mais longo, espero eu poético - não formal -, sobre Borges e o ato de escrever e a escrita ficcional.
Mas isto aqui já é quase um post. Então.... FUOP!

Carlos, acho que nós que deveríamos agradecer por você dividir conosco os produtos de sua mente inquieta.

d.C. 2011/5 | Unregistered CommenterNandara Lima

PostPost a New Comment

Enter your information below to add a new comment.

My response is on my own website »
Author Email (optional):
Author URL (optional):
Post:
 
Some HTML allowed: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>