Imagens & Tópicos
Das internas
Quarta-feira
nov182009

O Segredo do Segredo

Já faz tempo que todo mundo falou quase tudo sobre O Segredo. Bob Charles deu uma palestra explicando que apenas os Nono Bits têm O Segredo, e depois Carlos, filósofo terceirizado, falou coisas mais complicadas sobre um Descartes apaixonado pelo pensar, explicou a idéia de que ‘mágica’ só funciona para tirar coelhos de cartolas (e ainda assim porque eles já estão lá dentro) e que, no geral, o Universo não tem ‘fundo falso’, então dele não saem coelhos.

Isso e a parte de que, se houver um “Segredo Para Tudo” de fato, ninguém vai vender por 20 reais ou menos. Na verdade, alguns anos atrás, um sujeito que dizem ter sido meio diferente mas, no geral, gente boa, foi pregado numa cruz de madeira por propor coisas bem mais simples e nada secretas, tais como “vamos ser legais uns com os outros”.  

A Seita do Nono Bit pensou seriamente em faturar alguns um punhado de milhares de dólar a mais lançando “O Segredo do Segredo”, com as continuações “O Segredo Secreto do Segredo” e “Mais Segredos que Vamos Contar Quando Depositarem Dinheiro na Nossa Conta”, mas o projeto foi engavetado porque os Nono Bits enviaram um bug de protesto, lembrando à Seita o seu compromisso com a seriedade, harmonia dos bits quânticos e, no geral, um mínimo de sensatez.

Bob mandou um mail me perguntando por que estão falando novamente em “noética” (ele escreveu “no – ética” no mail, mas deve ser porque está na Califórnia há tempos). Bob diz que o Grande Segredo de O Segredo é que serve bem de apoio para laptops de 12”, então a Seita pegou alguns exemplares no saldão para usar como suporte.

Bob disse também que tinha encontrado um Segredo muito maior, mas que estava no fundo de uma garrafa de Jack Daniels em um bar não muito recomendável numa estrada um pouco deserta nos arredores de Tucson e que, infelizmente, a garrafa se quebrou na briga de bar de estrada que se seguiu à descoberta de mais um Segredo.

Mandei um mail para um amigo do mercado editorial, atualmente escrevendo em um retiro num chalé no Lago Cuomo, não muito longe do local onde fica o castelo que Jung mandou construir por lá. Queria saber se ele tinha descoberto algum Segredo e o que achava da noética. Ele respondeu do jeito de sempre:

“Carlos, noética é uma ciência em franco desenvolvimento -- coloquei o pessoal da Oficina de Repetição do Mesmo para investir na área, os investidores acham que é promissor. Tudo o que precisamos fazer é encontrar um algoritmo que junte fatos disparatados da wikipedia, fique apenas com o que for completamente sem sentido, depois intercale isso com o novo protótipo que conseguimos do banco de dados de frases feitas para roteiros de Hollywood. Não posso falar sobre isso, tenho um NDA, é segredo “umbra” que os diálogos são sempre os mesmos. Mais secreto ainda são as frases subliminares, colocadas em ‘drop frame’, dizendo ‘você não vai se lembrar do que foi dito aqui’.

Fora isso, o que posso dizer? Ainda estou esperando que alguém aprove um projeto de drenagem completa do Loch Ness para descobrir O Segredo do Monstro do Loch Ness. Se encontrarem o bicho, dá um livro. Se não encontrarem, fico ainda mais feliz: teremos água para fazer scotch de qualidade e eu ganho dinheiro especulando que ‘o monstro’ morreu e se decompôs nas profundezas. Tem o livro narrando as investigações ao longo dos anos, com todas as teorias, inclusive a dos ETs. Tem um outro, falando sobre a drenagem em si, acrescentando toques dramáticos com a vida dos envolvidos. A partir destes eu produzo uma série de documentários com a BBC, o Discovery, a National Geographic. O contrato com a Disney está garantido: vamos produzir um musical onde o monstro é bonzinho, faz amizade com um garotinho solitário que perdeu os pais e mora nas margens do lago e, no final, liberta o monstro no mar (eu sei: água doce, água salgada – quem se importa, atualmente?). Finalmente, abro uma série de continuações, algo como “Segredos das Profundezas”.

Já que você mencionou o assunto, na verdade, a conclusão é que o cashflow gerado paga, com folga, a drenagem do Loch Ness, então vou começar a trabalhar nos contratos e nas reuniões aqui na União Européia. Obrigado pela idéia!”

Constato, lendo este mail, que, para meu amigo produtor editorial, a noética comprovadamente funciona. Provavelmente eu não estou tendo fé suficiente na coisa – melhor marcar umas sessões de análise para discutir essa minha falta de fé.

CDC

Segunda-feira
nov162009

espuma dos dias

num daqueles dias estranhos
em que já é sexta ou mês seguinte,
em que as coisas ficam meio paradas porque
não se pode fazer nada,
- respirar, nem dormir -
em que é preciso inventar traduções diferentes
para Shakespeare (let loose the dogs of war)
quando dito por uma criança de 2 anos,
frente a um autor brilhante, brinca com tudo
enquanto ferra a cabeça de qualquer tradutor,
mas também preciso
saber coisas da tese, pensar sobre
o narrador
num daqueles dias estranhos
em que o tempo fica parado, esperando
uma outra coisa qualquer – ainda não chega -
uma coisa que seja vida,
uma ampulheta que possa fluir,
olhar areia sangue dedos
tenho metáforas e palavras
como efeitos especiais de filme
saindo de meus olhos
mente brilha sem resolver
sutilezas de tradução
- ver muito nítido
só atrapalha, na verdade:
o excesso de detalhes
de um real diverso do eu -
lembro de você, como lembro
de outras intermitências,
talvez porque seja
tão difícil receber um pouco do teu tempo,
talvez porque (eu) queira sempre o que não tenho
- mal tenho o que já tenho -
mas também porque você é
outra de quem a luz flui:
não faz sentido te deixar sumir
na espuma dos dias.

Segunda-feira
nov092009

Michael Jackson: Is THAT it ??

o outro artigo sobre Michael Jackson, acabei escrevendo mais sobre o artista, fazendo um breve resumo de sua trajetória no mundo pop com alguns comentários. queria falar agora do filme / documentário-de-ocasião “This is it”, que preferia traduzir como: “Sério, é SÓ isso?”.

Click to read more ...

Segunda-feira
nov092009

Você tem um blog? Facilite sua vida com o Windows Live Writer

Doppelganger é um projeto, não um blog, mas estruturalmente o site é composto por coisas que são blogs ou “widgets”, ferramentas que funcionam em torno dos blogs e me permitem criar índices ou uma primeira página que mostra tudo o que há de novo ao longo de todo o site, mesmo sendo vários blogs individuais.

O Squarespace.com, que hospeda o Doppelganger, é uma ferramenta fantástica e, na minha opinião técnica séria, muito superior em flexibilidade, capacidade de personalização e recursos quando comparada a um Wordpress da vida, por exemplo, ou um Blogger.

Independente do que você escolha para escrever – e eu acho que a ênfase é em procurar escrever o que você quer, seja qual for a ferramenta escolhida – é bom ter algo sólido e que deixe você trabalhar em paz com links, imagens, tabelas etc.

Por isso eu recomendo Colgate Crest e sua outra pasta predileta ao menos três vezes por dia para um sorriso mais branco, mas recomendo também que você use uma boa ferramenta de edição de textos ao escrever seu blog.

Estou muito feliz com um programa sólido, simples, objetivo e muito bem resolvido que a Microsoft fez para isso, o Windows Live Writer. Ao contrário do equeminha “faça tudo dentro dos nossos servidores, nós dê seus dados, fique preso dentro de nosso mundo, nós vamos dominar você e popotizar sua mente e depois dominar o mundo” …. que é como eu vejo a Google World Domination Unlimited, o programa da Microsoft funciona com qualquer blog.

É: QUALQUER blog, porque eles não só já tem definições para os mais comuns (WordPress, Blogger,  Windows Live) mas também para as API (os ‘tipos’ genéricos de protocolos, ou formas de falar com sites / programas na web) mais comuns para blogs.

Você pode mudar todas as opções de formatação de caracteres, inserir objetos (imagens, tabelas, mas também mapas e vídeo) e, sobretudo, tem uma interface de edição limpa, simples, que não é limitada a um pequeno espaço em sua tela e, para calar um pouco a boca dos eternos críticos da Microsoft, um programa SÓLIDO QUE NÃO DÁ PROBLEMAS e tão bem pensado que meu pai poderia usar.

Ah: é grátis. Não sei nem se precisa de conta no Hotmail, mas eu tenho uma porque meu backup externo está no SkyDrive, o sincronismo de arquivos entre minhas três máquinas fica com o Windows Live Sync…. sinceramente, Apple é caro e overrated e Google é a coisa mais irritante no planeta, hoje, com o estilo “Borg” - “resistance is futile” – deles.

O que falta à Microsoft é mais propaganda séria sobre os excelentes produtos que eles têm produzido.

Carlos Irineu

Domingo
nov082009

Surrogates (filme)

se alguém está lendo este texto-ensaio para saber o que achei sobre o filme, é rápido: se você é fã de Bruce Willis e gostou do último “Duro de Matar”, vá ver. se você não levar o filme muito a sério e não ficar encarando o roteiro de frente, vai ser bom. é um filme de correria com armas até o final estilo bomba relógio. nada além disso, nada aquém disso.

Click to read more ...